Construção é como mulher bonita

13418895_633399673477224_2561802819706843146_nConstruir uma casa é você pedir para ir, por vontade própria, pro Haiti, depois de um terremoto, ouvindo Pablo e tomando Fanta Uva o caminho todo no avião da CIA aérea Gol. Não me digam que estou exagerando, por favor. Nem o mais forte do Rivotril vai me fazer perdoar vocês. Talvez o mais forte do Rivotril e um forte abraço de solidariedade sim.

Tou exagerando? Entao vejamos:

Começa quando decidimos construir a casa. Quantos quarto? E as suítes, Quantas? Varanda gourmet? Churrasqueira? Vai ter cachorro? E a sala? Piscina? Lembra que gostamos de assistir filmes; e séries também. Não esquece de fazer algum lugar pra guardar a árvore de Natal, e os brinquedos das crianças. E meu quadriciclo fica onde? E o Jet?

As dúvidas vão surgindo, surgindo e a lista de sonhos e desejos só aumentam (e o orçamento não…). Mas, tem algo que todo ser humano precisa na vida é de um Closet! Abro mão de tudo, menos do meu closet. A sensação de você abrir uma porta mágica e ver todos seus sapatos comprados por anos a fio, suas roupas todas organizadas, seus óculos, seus “tudos”, é como abrir a porta de Nárnia. E ser feliz pra sempre.

Passado o longo período do que vai ter dentro da casa, vem o projeto. O arquiteto. Só contrate um Arquiteto se seu santo for com o dele. Sério! Você vai ter que conviver com esta pessoa, meses, quiçá anos de sua vida, então, que sejam meses e anos regados a muito afeto, carinho, compreensão, ternura e muita, mas muita cumplicidade.

Passou a fase do projeto? É agora que vocês vão conhecer o inferno na terra. A construção! E o pior que você pediu para estar nele, e detalhe, sorrindo! Vão ser meses ou anos lidando com orçamentos, engenheiros, pedreiros, pintores, serralheiros, carpinteiros, gesseiros e toda sorte de profissionais que talvez você nunca imaginasse contratar ou lidar. E junto com estes, vêm os orçamentos (sempre ele), as expectativas nem sempre correspondidas, os prazos que nunca batem, o tempo que nunca corre a seu favor, a cobrança de sua sogra (sim, elas cobram e muito) e a vontade insana de mudar o quanto antes para aquele sonho que alguém em um inspiração divina nomeou como: Casa. É ou não é padecer no paraíso? Bom eu te avisei…

Mas o que mais angustia a nós ,simples mortais é uma palavrinha: o-r-ç-a-m-e-n-t-o! Esqueçamos os milionários. Estes não têm o-r-ç-a-m-e-n-t-o, estes tem vontades. Chegam lá e compram. Simples assim. Como não sou milionário e só conheço alguns (bem poucos) vou falar de gente como a gente. Começamos até bem, até com folego, pois como ensinou nossos pais, fizemos nossa poupança, guardadinha lá no banco, a mercê de algum gerente que, maior das heresias e sacrilégios, nos convençam a tirar dinheiro do sonho de nossa casa e investir naquela aplicação que vai nos render muito e que venhamos e convenhamos só é bom pra ele mesmo bater sua meta e ficar bem na fita com seu gerente geral. Resista a esta tentação, para o bem da sua saúde física e mental, pois seu esposo ou esposa não vai gostar nadinha de saber que você esta desviando dinheiro da construção da casa para o primeiro gerente de banco em troca de uma “boa” aplicação financeira. Orçamento é igual a correr maratona, você pode até ter se preparado muito, malhado, acordado as 5h00 da manhã (te admiro por isso) para correr, mas “ o pra valer” é diferente. Tenha certeza, seu fôlego vai faltar em muitos momentos, vai dar vontade de desistir, mas se você não desistir ao longo do caminho, com toda certeza chegará ao Olimpo. Não importa a classificação. É o Olimpo. A Casa!

Mas como tudo na vida tem o ônus e o bônus, vamos falar do bônus: As visitas aos domingos à construção! Tem que ter, ou nada disso que você esta passando tá valendo a pena. Aí nessa visita vai o pai, a mãe, o melhor amigo, os cunhados e a sogra e todos aqueles que achamos por bem levar. Neste momento da visita só faça agradecer aos céus, pois sua casa esta ficando do jeitinho que você sempre sonhou. Nada de reclamar do o-r-ç-a-m-e-n-t-o, nem do pedreiro, nem do engenheiro, muito menos do seu arquiteto. Seja feliz e curta esta visita de domingo. Você esta padecendo no paraíso, lembra? Então só fale de coisas boas. De como você amou o piso, o gesso, a cor das paredes, de como irá ficar quando tiver pronta. Este momento é só seu e dos seus!

Após meses ou anos de construção, em um esforço hercúleo, a casa ficou pronta! Mude-se imediatamente, não pense duas vezes, pois você corre o risco de se não for IMEDIATAMENTE, aquela construção novinha já ter que precisar de uma reforminha, pois construção é igual à mulher bonita… Pode até ser bonita, mas sempre vai precisar de um retoque.

Leave a comment